background background

Blog

Por que dormir é importante para a pele?

Imagem de capa Por que dormir é importante para a pele?

Entenda como a qualidade do sono pode afetar a sua pele e por que dormir bem é tão importante

A expressão “sono da beleza” é realmente verdade, já que dormir é importante para a pele em diversos aspectos e ter consciência disso nunca foi tão necessário quanto nos dias atuais.

Isso porque a qualidade do sono da população no geral está piorando, devido a inúmeros fatores, como a alta carga horária de trabalho, o aumento do estresse, a má alimentação e o uso excessivo de celulares e computadores.

Além de piorar a qualidade da pele, dormir mal também afeta a saúde de várias outras maneiras, por exemplo, baixando a imunidade, favorecendo o ganho de peso e aumentando o estresse e ansiedade.

Mas, afinal, você sabe por que dormir é importante para a pele e como uma boa dormida pode melhorar a saúde desse tecido? Confira a seguir essas informações.

Por que dormir é importante para a pele?

O período de sono é essencial para a reparação e manutenção das várias células e tecidos do organismo, permitindo que ele continue funcionando efetivamente. Porém, isso só é possível devido às alterações que ocorrem enquanto o indivíduo está dormindo.

Entre essas alterações está a redução do hormônio do estresse, chamado cortisol. Essa substância, que é muito liberada durante o dia, principalmente nos picos de estresse, é responsável por diversas funções relacionadas ao princípio de “luta ou fuga”, ou seja, ele prioriza os pontos importantes para a sobrevivência.

Além disso, já se sabe que a privação de sono ou uma noite mal dormida aumentam a produção do cortisol, fazendo com que ele passe a ser maléfico, aumentando os níveis de inflamação e prejudicando os tecidos, inclusive a pele.

Porém, durante o sono de qualidade, os níveis desse hormônio caem, permitindo que outras funções sejam ativadas no organismo. Entre elas está o aumento da produção do hormônio do crescimento, que age proliferando e regenerando as células da epiderme.

Somado a isso, dormir é importante para a pele pois ajuda na hidratação desse tecido e também na produção eficiente do colágeno, proteína essencial para a sustentação e firmeza da pele.

Vale lembrar que, no geral, apenas uma noite com poucas horas de sono pode não ter efeito significativo e, assim, os piores resultados aparecem quando o indivíduo tem esse hábito na rotina.

Dessa forma, noites de sono mal dormidas frequentemente colaboram sim para o envelhecimento acelerado, com o aparecimento de rugas e flacidez, além de prejudicar a qualidade da epiderme.

Quais as consequências de dormir mal?

Como foi explicado anteriormente, as principais consequências para a pele de não dormir corretamente são:

  • Aceleração do envelhecimento, com aparecimento de rugas;
  • Aparecimento ou agravamento de olheiras e bolsas nas pálpebras;
  • Ressecamento da pele, entre outros.

Além disso, a privação de um sono reparador também pode influenciar no agravamento de algumas doenças, como as dermatites, o vitiligo e a psoríase.

Dicas para ter um sono reparador: dormir é importante para a pele!

Em primeiro lugar, para ter um sono que seja importante para a pele, é necessário dormir de 7 a 9 horas por noite, a depender das necessidades de cada um. Ou seja, é necessário avaliar qual a quantidade de horas ideias de sono que cada um se sente descansado de verdade.

Além disso, um outro fator também é fundamental, a qualidade do sono. Isso porque dormir muitas horas em uma noite não significa que o sono esteja sendo reparador, principalmente se o indivíduo acorda várias vezes ou ainda se sente cansado na manhã seguinte.

Assim, para dormir melhor, que é um cuidado importante para a pele, algumas dicas são:

  • Criar uma rotina para o sono, estabelecendo um horário e habituando-se a alguma prática que ajude a relaxar, como meditar, alongar ou apenas ficar deitado no escuro;
  • Desapegar do celular e computador pelo menos 2 horas antes do horário estimado de dormir, para reduzir o estímulo de luz e favorecer a produção do hormônio do sono;
  • Evitar bebidas com cafeína, como café, pelo menos de 2 a 3 horas antes do horário de dormir;
  • Ler antes do sono, visto que também ajuda no relaxamento.
  • Manter o quarto escuro ao deitar.

Por fim, também é importante dormir com a pele limpa, ou seja, sempre remover maquiagens antes de se deitar!

Compartilhe:

Este site usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso .
Ainda tem dúvidas? Fale conosco!
Fale conosco

Venha conhecer
nossa clínica

Rota pelo Waze Pedir Uber